Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Você quer uma antena bem baratinha, que faça VHF e UHF em 1 só cabo?



Bem, para você que deseja uma antena de VHf e UHF em um só cabo, bem baratinha e que faz bonito, seja para colocar no seu QTH rural ou ou na sua casa de praia, ou ainda para ter mais uma opção, fique ligado!

Ja faz algum tempo que eu via o anúncio dessa antena e namorava ela. Mas honestamente, sempre tive uma certa desconfiança desse tipo de configuração. Analisando a coisa, com certeza funcionaria, mas dificilmente achei que atingira mesmo os 3db de ganho, mesmo porque a mecânica da montagem e o material iriam fazer a diferença.

Recentemente pensei em construir uma antena de UHF (homebrew), mas a maldita preguiça já arraigada na minha alma não permitia começar... lembrei do anúncio e cogitei a comodidade de adquirir essa, pois além de ser muito barata, eu poderia usar um rádio dual band e não precisaria comutar entre as antenas, já que já tenho um VHF com uma antiga e excelente antena Hustler.

A primeira surpresa ficou por conta do fabricante, que também é o vendedor. Pessoa de educação acima da média, com excelente comunicação e disposto a colaborar em todo o processo. Faz o envio por transportadora e o material vem tão bem embalado que foi até difícil de abrir o pacote.

Como o foco era principalmente escuta entre VHF e UHF, improvisei uma montagem básica com um cabo RG-213 até bem antigo e ficou baixinha.
O que se passou a seguir foi outra surpresa... ligando o rádio e comparando com a Hustler, a recepção era muito parecida e na hora de transmitir ela fez bonito, executou logo de cara um ponto à ponto de média/longa distância com quase o mesmo rendimento da Hustler. Legal, né?

Bem, a antena em questão é uma VHF/UHF Open Stub J-Poles, com elementos em alumínio de ótima qualidade e base em inox, um trabalho primoroso feito em Curitiba pelo Luis Theossi (PU5-TLC).

Quem se interessou, basta procurar pelo nome dele na net ou no QRZ. Não coloco o email dele aqui, porque não gosto de fazer isso sem autorização.






Nenhum comentário:

Postar um comentário