Powered By Blogger

terça-feira, 3 de julho de 2012

SUCATA ELETRÔNICA DA BOA!


      Desde novo, talvez com uns 15 anos, aprendi que quem gosta de montagens, reparos e, principalmente quem gosta de fazer isso na madrugada, precisa ter algum material disponível.
      Durante esses 25 anos, já tive muito material e também já descartei muita coisa... o que posso dizer é que hoje em dia me arrependo do que descartei. É certo que não podemos guardar tudo, pois ninguém teria espaço suficinete para acumular por todo esse tempo.
     Hoje em dia mantenho 2 engradados de placas, mas apenas para um caso em que não tenha o componente na gaveta. Não tenho mais tanta paciência para desmontar e organizar, como quando tinah 20 anos, mas tento manter uma certa organização.
      Quando se retira componentes de uma placa, devemos primeiramente limpar os mesmos, depois testar um por um. No caso de capacitores, devemos medir com capacimetro, e também devemos medir a ESR, para ver se ainda são viáveis. No caso de circuitos integrados, só devemos guardar de placas que sabemos que estavam com esses componentes bons, caso contrário, pode gerar muita confusão no futuro.
      Os indutores, cristais e ferrites são um caso à parte para quem gosta de montagens de pequenos receptores e transmissores. Muito desse tipo de material é precioso, pois alguns nem se acha mais para vender.

Abaixo fotos de um dia de paciência, aonde retirei alguns componentes de algumas placas e depois os mesmos já organizados nos gaveteiros.











2 comentários:

  1. Tem a vantagem dos semicondutores serem originais.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, e sempre se ter à mão. Picco, estou com umas raridades aqui em ferramentaria e com tempo vou publicar. Abraço

    ResponderExcluir