quarta-feira, 7 de março de 2012

Montagem simplificada: Medidor de ESR

O que vem a ser ESR? Você sabe?

E.S.R. ( Equivalent Serie Resistance), significa: Resistência Equivalente em Série.

     Todo capacitor possui um resistência interna, mesmo que quase nula e que com o passar do tempo vai aumentando chegando ao ponto de ser maior que a reatância capacitiva do mesmo.
Quando um engenheiro ou projetista idealiza um projeto, ele contou com uma E.S.R. calculada. Ocorre que com o passar do tempo a E.S.R. aumenta devido a degradação do dielétrico, o que faz com que o capacitor vá perdendo eficiência. Ela ocorre por vários meios, entre eles: tempo de fabricação do componentes + armazenagem indevida, frequências elevadas, calor, entre outros.
   O maior problema de todos é identificar o componente com alta E.S.R., uma vez em que o capacitor pode estar estufado, totalmente sem capacitância ou com ela muito baixa, e isso é bem visível e fácil de compreender, mas e nos casos em que o componente se apresenta em perfeitas condições estéticas?
   Quem já fez manutenção em fontes chaveadas, placas-mãe ou televisores, certamente já se deparou com capacitores que mediam como bons no multímetro e no capacímetro, porém ao efetuar a sua troca no circuito o defeito era sanado. Nesses casos, só é possível verificar o estado do componente com um equipamento: um medidor de E.S.R.
   Quando colocamos um capacitor em teste, ele induz no capacitor uma freqüência senoidal de 100 khz que produz uma impedância que é a soma vetorial da reatância capacitiva com a E.S.R. que após as correções lhe mostra a E.S.R. presente no componente. Por isso o capacimetro neste caso não é confiável, pois ele funciona apenas com baixa freqüência. Ou seja, capacimetro serve apenas para medir capacitância.

   Bem, então o negócio é comprar um medidor de E.S.R., certo? Sim, mas isso se você estiver com bastante grana no bolso, caso contrário nem procure, porque o preço, ao menos por enquanto, ainda é proibitivo!

Então fazer o quê?

   No meu caso, eu sempre senti a necessidade de ter um, mas na falta de $, procurei uma solução por muito tempo, e por várias vezes estive para começar um projeto, mas se por um lado a preguiça não deixava, por outro lado existiam muitos projetos e também muita controvérsia entre os circuitos que eram ou não confiáveis...

   Agora, se assim como eu, você não tem muito $, ou não dispõe de muito tempo, ou ainda muita paciência, vamos ao que interessa:

Esses dias estava novamente às voltas com o assunto, até que me deparei com este site.

http://virtuatec.com.br/pages/Medidor-de-ESR-Capamiter.html

   Ali o autor e proprietário da Virtuatec oferece uma solução simples, confiável e que cabe no bolso!
Ele fornece a placa já montada e aferida, assim como a escala e o painel muito bem impressos. Depois de encomendar, basta comprar um multímetro barato (mas que possua um galvanômetro razoável) e efetuar a montagem em seu gabinete. Cada um tem seu método e suas manias nas montagens, mas pode preparar um pouco de paciência e umas 2 horinhas para alinhar a escala e fazer a coisa toda certinha, deixando a montagem no mínimo aceitável.

O dono da empresa oferece suporte aos menos experientes em forma de tutorial. Além de tudo, o produto foi enviado rapidamente, com toda informação da negociação possível. Chegou  muito bem embalado e documentado. Nota 10 para a loja virtual que sabe cativar o cliente!

   Abaixo seguem algumas fotos da minha humilde montagem e de testes com o aparelho pronto. Gostei muito dos resultados, pois ao longo de alguns anos, guardei um ou outro capacitore que sabia estar com E.S.R. elevada.

Multimetro sunwa YX-360TRE-B (R$30,00)


Visão interna


Galvanômetro já retirado e guardado com cuidado


 
 Caixa já desmontada faltando apenas retirar o adesivo do painel



 Placa do medidor pronta adquirida na Virtuatec 


No caso aqui relatado, o multímetro em questão era baixo e por isso não pude deixar a placa original inteira e apenas colar a outra por cima. Tive que recortar a placa original e fazer o famoso "bacalhau".


 Aspecto final do "bacalhau -gambiarra" (rs, rs, rs) 


 
 O cara já pronto para o uso.


 Capacitor de 2,2uf à ser comparado com um novo.

 Capacitor de 1uf OK!

 Medida a ser comparada com um capacitor novo

Capacitor de 1uf com E.S.D. elevada!


Teste de curto e continuidade (led).

Nenhum comentário:

Postar um comentário