Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fonte regulável 0-24V/10A com o LM 317

Esse é um projeto baseado no lm 317 como regulador e vou usar empilhados (paralelo) 4 TR Darlington da motorola MJ2501, o filtro é 37.000uf/40V e a ponte retificadora é uma MBR 2510W (25A), ou outra que aguente os 10A. Ficou parado faz tempo, agora com o indutor pronto, assim que possível vou acabar ela.

A foto é de celular e em ambiente escuro, por isso essa porcaria, o material está imundo, pois ficou jogado quase 1 ano, mas antes de montar vai ser limpo e o trafo pintado.

O indutor é 600uh (micro/henry), usei um como núcleo um toroidal japonês (sucata do meu tio, que foi quem deu a idéia de fazer a fonte com esse circuito) e fiz com um bom fio esmaltado, e  quando fomos medir, tive que desenrrolar metade, pois o indutor estava quase em 1 milihenry... ou seja, um fio esmaltado bem de bom calibre, um bom ferrite para o nucleo. Não tem como dizer ao certo a quantidade de voltas, porque  cada ferrite tem uma permeabilidade. Só construindo e medindo mesmo.

Tudo foi aproveitado de sucata.

O teste já foi feito e ela funciona 100%

O projeto é baseado no próprio datasheet do lm317, com as devidas substituições, para esse trafo que dá tranquilamente uns 10 ou 12A.

Quando estiver pronta, posto aqui novamente com mais detalhes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário