Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Officina do Radio Antigo

     Bem, como vocês já repararam, uma das minhas paixões duradouras é pelo bom e velho RÁDIO!
Sou daqueles ouvintes que prefere o ruído gostoso e saudosista das ondas médias e curtas à facilidade do FM.
     Além do meu Grundig Satellit 2000 que já foi apresentado aqui, tenho ainda 02 Philco Transglobe, sendo um modelo B-471, comprado em uma feirinha de antiguidades com defeito (não lembro o que era, apenas que era algo bem simples), e por esse motivo por um preço bem em conta, e o outro um modelo B-481, que foi comprado novo pelo meu pai em 1975, e já possuia FM.




     De vez em quando ligo os amiguinhos, pois como todo aparelho antigo, os mesmos se ressentem em ficar muito tempo sem funcionamento, apenas se alimentando da umidade que faz aqui na terra do frio.
Essa semana peguei o 481 e quando liguei, logo percebi a batatada... som baixo e sem sensibilidade no FM. Nesse ponto é que chamo para nossa pauta o assunto principal; como primeira providência, corri aqui na "net" para procurar o esquema do ingrato, e digitando a palavra "Transglobe" no Google, junto aos links com o esquema, me apareceu o seguinte endereço:

http://officinadosradios.blogspot.com/

     Como sou um bocado curioso :-), fui dar uma olhadinha no site (isso era ainda 1 da manhã) e essa "olhadinha" acabou mais ou menos às 10 da manhã ( e o transglobe ficou lá na bancada). Explico: Eu sempre li muito à respeito de rádios antigos, conheci alguns colecionadores, muitos admiradores, poucos técnicos que se aventuram, e uns 2 ou 3 que realmente são profissionais.
    Devorei cada um dos textos, dignos de um literato, e apreciei cada uma das foto de restaurações e isso tudo, com fundo musical da "Rádio Web Saudade", outro projeto maravilhoso e de excelente gosto do proprietário da "Officina do Rádio Antigo", o sr. Indalécio A. de Oliveira, o qual posso dizer sem medo de errar, que é o mais qualificado profissional desse ramo no Brasil. Durante esses dias, tive o prazer de trocar alguns eMails com ele e conhecer um pouco da sua trajetória e do seu vasto conhecimento no assunto, igualmente tive o prazer de desfrutar de horas de escuta da  "Rádio Web Saudade", da qual virei fã (por sinal estou escutando nesse momento). Descobri com isso tudo que cada pessoa nasce condicionada à seguir um caminho, mas que são poucos os que se destacam com maestria.
 Além dos serviços por ele oferecidos e como vocês podem comprovar pelas fotos, muito bem prestados, o cidadão ainda é humilde, sagaz e possui uma inteligência e cultura que por si só já lhe conferem o título de "Mestre"!

AVISO: Ao clicar no link para o site dele, se acomode na cadeira, reserve algumas boas horas, uma xícara de café e tenha à tiracolo algo comestível, pois com certeza vai ser difícil levantar da cadeira.

Fica aqui meu agradecimento à esse profissional que representa de forma divina a eletrônica e que me leva a acreditar que ainda existe muita gente boa nesse Brasil.

Abração Master Indalécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário